O que é Full Stack: entenda o que faz um desenvolvedor full stack

0
54

Ser um desenvolvedor Full Stack requer conhecimentos em várias áreas diferentes, como linguagens de programação, bancos de dados e servidores, e isso pode ser muito útil para projetos de qualquer tamanho. A habilidade de trabalhar em todas as partes do desenvolvimento de um projeto, desde a interface do usuário até o armazenamento de informações, pode tornar o processo mais eficiente e permitir uma visão mais ampla do projeto como um todo. Ser capaz de entender e trabalhar em todas as áreas de um projeto pode ser uma grande vantagem para o desenvolvedor e para a equipe como um todo.

Isso também vai facilitar a sua vida quando você estiver tentando entender algumas das complexidades dos diferentes padrões e conceitos por trás dos frameworks que você usar. O uso desses frameworks de IU permite que você crie «componentes», essencialmente blocos de código que acabarão por produzir HTML com a capacidade de criar interações e estados dinâmicos junto com seu código. Isso é muito poderoso e, embora possa haver uma pequena https://www.portalonorte.com.br/concursos-e-empregos/por-que-investir-em-um-bootcamp-de-programacao-em-vez-de-cursos/123213/ curva de aprendizado no início, fica muito agradável de utilizar depois que você pega o jeito. Para fins deste artigo, vamos manter as divisões tradicionais que compõem a stack (front-end, back-end etc.). Embora algumas pessoas digam que isso não existe mais (texto em inglês), realisticamente, existe uma infinidade de empregos para desenvolvedores full-stack e, no dia a dia, eles se referem a essas divisões tradicionais.

Aplicativo de caronas compartilhadas

Até aqui você conheceu um pouco sobre a origem do full stack, mas antes de nos aprofundarmos mais nesse assunto, vamos tentar compreender melhor o que, de fato, faz uma pessoa desenvolvedora atualmente no mercado de tecnologia. Nossos especialistas MOOC dedicados realizam pesquisas durante semanas – só então eles podem dizer que suas avaliações para diferentes aspectos são finais e completas. Mesmo que leve muito tempo, esta é a única maneira de garantir que todos os recursos essenciais das plataformas de aprendizagem online são experimentados e testados, e o veredicto é baseado em dados reais.

  • Essa área também é muito importante pois é com ela que garantimos que os sistemas estejam sempre disponíveis e funcionando corretamente.
  • Algumas dessas linguagens comuns no back-end são Java, Python, Ruby, PHP, JavaScript e C#.
  • Se, no entanto, estiver se sentindo confiante com a sua situação, há alguns outros conceitos que ajudarão você a enfrentar desafios no mundo real.
  • Você pode ser um desenvolvedor de front-end que pode fazer deploy de suas próprias aplicações da web e constrói seu conhecimento em cima desse conhecimento fundamental.

Ou seja, é esse profissional que monta, por meio de códigos em diferentes linguagens, as estruturas que o usuário percorre durante a interação com um site ou app. Há muitos recursos que você pode usar para construir suas habilidades de desenvolvimento. Por exemplo, você pode usar recursos como o Projeto Odin, que lhe ensinará o básico do desenvolvimento full-stack e como desenvolver com Ruby on Rails e Javascript. Como você aprenderá muitas habilidades como um desenvolvedor full-stack, você também se tornará um grande trunfo para seu empregador. Naturalmente, se você estiver interessado em progredir em uma função gerencial, o desenvolvimento full-stack pode ser o ponto de partida perfeito (dependendo da sua empresa). Como um desenvolvedor full-stack, você vai fazer a ponte entre o desenvolvimento do frontend e o backend.

O que é Back End?

Em outras palavras, full stack são capazes de desenvolver desde o front-end até o back-end de um aplicativo ou site. Isso é especialmente útil em projetos menores, em que é mais difícil justificar a contratação de especialistas. Hoje em dia, mesmo que eu não atue diretamente no back-end, eu consigo conversar numa mesma linguagem com pessoas que vão desenvolver APIs do lado do servidor.

Não que eu queira desdenhar do que podemos realizar agora como desenvolvedores de front-end. O crescente movimento de compilar e fazer deploy de sites estáticos simplificou esse processo no lado do back-end, com benefícios para todos. O desenvolvedor front-end é responsável pelo conteúdo Por que investir em um bootcamp de programação em vez de cursos tradicionais? que visualizamos nas aplicações, por isso o domínio de HTML e CSS é importantíssimo. Com o passar dos anos é meio natural após começar por um dos lados você ir aprendendo como o outro funciona. Cursos flexíveis e time de mentores com profissionais de empresas como Disney, Nubank e iFood.

Cursos

Para quem pretende começar do zero, iniciar seus estudos por lógica de programação e linguagens de front-end, como HTML e CSS pode ser o melhor caminho para a compreensão das linguagens mais complexas. Para quem é full stack, noções razoáveis de MySQL, MongoDB e Oracle Database, os mais comuns bancos de dados utilizados hoje, são exigências bastante comuns. As mais populares linguagens de programação voltadas ao front-end são React e JavaScript. A disposição das páginas de um site, sua aparência, layout, aplicações de interação, enfim, tudo aquilo com o que o usuário pode se comunicar está dentro do escopo de trabalho de um desenvolvedor front-end.

full stack

É divertido e está na moda dizer que qualquer desenvolvedor de front-end é um desenvolvedor full-stack (texto em inglês), mas ser capaz de pôr um site no ar através do Netlify não o torna full-stack. Assim, esse perfil de profissional é altamente valorizado no mercado de trabalho, pois ele possui a flexibilidade para atuar em qualquer área do projeto e dessa forma ajudar no crescimento e desenvolvimento dos mesmos. Ele é então, um profissional que contribui em qualquer lugar dentro de uma equipe de desenvolvimento conforme a necessidade do projeto. Compreende-se então, a partir do que foi apresentado, que um Desenvolvedor Full Stack precisa ter conhecimento de tudo que envolve uma aplicação. O que vale se atentar aqui é que, no mercado de trabalho, algumas empresas esperam que você tenha um conhecimento também de Devops e de SQL e Banco de dados. Desde o começo dos dispositivos mobile existe alternativas para desenvolvermos, como o Phonegap ou Apache Cordova, que permitem que você crie um site que seja instalável como aplicativo — inclusive hoje temos a proposta das PWAs.

Principais stacks utilizadas por devs full stacks

O desenvolvedor back-end, por outro lado, tem a atuação focada na parte estrutural de um site ou aplicativo. São os back-ends que ficam responsáveis por bancos de dados, servidores, funcionalidade e ações de uma página. Como o WordPress é construído principalmente em PHP, você pode precisar de PHP para o desenvolvimento backend. Isso inclui linguagens como HTML, JavaScript e CSS para desenvolvimento frontend e linguagens de programação como Java, Python e Ruby para desenvolvimento backend. A escassez de profissionais qualificados para trabalhar como desenvolvedor full stack também traz impactos na remuneração paga a esses “faz tudo” da tecnologia. Qualquer tipo de carreira exige de um profissional o desenvolvimento de uma série de competências, sejam elas comportamentais ou técnicas, e com um desenvolvedor full stack não é diferente.

full stack